Páginas

07 janeiro 2011

0

Sacolas & Mais Sacolas

As sacolas plásticas são um dos principais problemas ecológicos. Somente no Brasil, mais de 12 milhões são distribuídas pelas lojas a cada ano, segundo o Instituto Akatu. A maioria é usada uma única vez e joga fora, o que lota os aterros sanitários. Se elas forem parar no meio ambiente, entretanto,, podem causar ainda mais problemas. Boa parte do lixo no oceanos do mundo é composto de plásticos, e sabe -se que as sacolas machucam e matam animais, inclusive tartarugas, golfinhos e aves marinhas.




Modbury, na Inglaterra, com apenas 1,5 mil habitante, gastava centenas de milhares de sacolas por ano. Graças à iniciativa liderada pelos moradores, a cidade tornou-se a primeira a banir sacolas plásticas, e passará a fornecer sacolas de pano de boa qualidade para as compras e sacos de papel para a aquisições menores.






Para eliminar as indesejáveis sacolas plásticas de sua vida, você pode seguir o exemplo e utilizar sempre sacolas de pano reutilizáveis para fazer compras.


Se achar a sacola de pano difícil de carregar, opte por sacolas de palha, de papelão ou do tipo usado em feiras livres, que podem ser dobradas e assim ocupar um espaço pequeno. Se levar uma dessas no bolso ou na bolsa, poderá evitar usar as sacolas plásticas.


Para compras planejadas com antecedência, por que não levar uma sacola maior e mais apropriada? Elas podem ser encontradas em diversos modelos modernos e além de mais confortáveis, são muito mais elegantes do que as sacolas plásticas.

Texto retirado do livro: 50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta. Siân Berry

Nenhum comentário:

Postar um comentário